domingo, 7 de novembro de 2010

Economia do Suriname

                                            Cédulas do Dolár Surinamês


Setor Primário
A economia do país está mais centrada nos setores primários, sendo a extração mineral a atividade produtiva mais importante. Há grandes reservas no país de bauxita (que é um produto de exportação), ouro, ferro, manganês e platina. Ainda do setor primário, podemos destacar na agricultura a produção de arroz e frutas tropicais e a pesca.

Indústria
A indústria ainda é pouco desenvolvida no país, mas podemos destacar as indústrias relacionadas à mineração (principalmente de ouro, óxido de alumínio e bauxita). Também podemos destacar as indústrias relacionadas a processamento de alimentos, pesca e óleo. A produção de mais de 50% da energia elétrica do país é gerada através da extensa rede hidrográfica do país.

Relações Comerciais com Outros Países
O maior parceiro econômico do país é os EUA, que investe não só no Suriname como em vários outros países da América Central desde a época do imperialismo americano no século XIX. Atualmente, podemos citar também outras parcerias econômicas, como por exemplo, o acordo feito em 2001 para a exploração conjunta do petróleo e gás com a Guiana.

Perfil Econômico
PIB: U$ 1.7 bilhões
Inflação: 18.9%
Índice de desemprego: 9,5% (2004)
Exportação: óleo, óxido de alumínio, ouro, petróleo bruto, madeira, camarão e peixe, arroz, banana.
Importação: bens de capital, petróleo, produtos alimentícios, algodão, bens de consumo.



Fontes: UOL, Brasil Escola, Portal São Francisco

Feito por: Catharina Jaeger

3 comentários:

  1. MUITO BOM SABER SOBRE ESSE PAÍS VIZINHO FIQUEI EM CANTADO

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. OPEN THE THECA H.S NOVAMENTE HAHAHAHAHAHA NÓIS NÃO É VIDA LOCA NÓIS É MAIS LOCO QUE A VIDA É O NANDE NOVAMENTE KAKAKAKAKAKA

    ResponderExcluir