quinta-feira, 4 de novembro de 2010

História do Suriname


Colonização
Inicialmente, o país era habitado por indígenas (aruaques, tupis e caraíbas), até a chegada dos espanhóis à América no século XV.  Mas as primeiras colônias estabelecidas foram inglesas, que trouxeram africanos para trabalhar em suas plantações de açúcar. Os comerciantes holandeses chegaram no século XVII e houveram guerras anglo-holandesas na disputa pelo território. A Inglaterra em 1667 cedeu o território à Holanda e em troca de outros territórios, mas somente após o Congresso de Viena é que a Holanda se firmou no poder.


Controle e Domínio Holandês
Durante o controle Holandês, foi plantada cana-de-açúcar e, mais tarde café. Utilizavam mão de obra escrava, mas com abolição da escravatura ela foi substituída por imigrantes orientais (indianos, indonésios e chineses).


Independência
A independência foi em 1975, mas já havia o autogoverno desde 1954. Com a independência, houve a troca do nome Guiana Holandesa para Suriname. Na década de 80, logo após a independência, o país sofreu ditadura militar com censura e proibição de partidos políticos. Nesse período, começou uma campanha guerrilheira e em 1987 a ditadura acabou. Foi eleito em 1988 um presidente com governo multirracial. Porém em 1990 a ditadura volta ao poder após um novo golpe, sendo que as eleições só voltaram a ocorrer em 1991 devido a uma forte pressão internacional.


Atualmente
Nos dias atuais o Suriname já vive uma fase de maior estabilidade política. Há a República Presidencialista no país, que é dividido em nove distritos. A estimativa é de que havia 447 mil habitantes em 2007 e a moeda local é o Dólar Surinamês.


 Notícia publicada em jornal brasileiro sobre o golpe militar de 1980



FONTES: Sua Pesquisa, Brasil Escola, Portal São Francisco

Texto feito por Catharina Jaeger

Nenhum comentário:

Postar um comentário